10 abril 2012

Um pouco de história


Olá pessoal!


Faz tempo que não posto nada, pois estou na correria do lançamento de “O Punhal”. Hoje resolvi trazer para vocês um pouco de história, na qual contarei sobre a criação do município de Leme, cidade esta que passei quase toda minha vida e que é cenário do meu primeiro livro. Sentem-se que lá ver história  ^^
Quando eu comecei a escrever “O Punhal” percebi que precisava dar um contexto histórico já que teria que colocar vampiros antigos. Dessa forma me veio em mente falar sobre a história de Leme, pois como eu morava lá seria legal não só para mim, que passaria a conhecer melhor minha cidade, como também mostrar para meus futuros leitores como foi à criação do município.
Os dados que apresentarei foram tirados do site da prefeitura de Leme (www.leme.sp.gov.br)

Em 1875 começava a construção da estrada de ferro pela Companhia Paulista e o Governo da Província. A estrada ligaria vários municípios, desde Cordeirópolis até o que é hoje Porto Ferreira. Este ramal passaria pela Fazenda Palmeiras que pertencia à família Leme. Assim, com a chegada da estrada de Ferro, um português de nome Manoel Gomes Neto, fornecedor de trabalhadores, construiu um pequeno rancho nas terras de Manuel Leme, onde foi montado um pequeno comércio. Por causa do movimento do local, várias pessoas começaram a se aglomerar, justamente por causa da estrada. Em 30 de setembro de 1877 foi inaugurada a Estação de Manuel Leme.
Com o crescimento do local, não só estrutural como de pessoas, foi construída uma capela em homenagem a Manuel Leme e em 1889 foi criado o Distrito Policial da Estação de Leme no município de Pirassununga. E um ano depois se criou o Distrito de Paz da Estação Leme.

Após os acontecidos, Leme continuou crescendo e já com mais de 800 habitantes iniciou-se a campanha para a elevação a município. Desse modo em 29 de agosto de 1895, Leme se tornou cidade.


Nesse ano de 2012, a cidade de Leme completará 117 anos, um município não muito antigo, mas que é cenário de “O Punhal”.
Agora falando um pouco sobre o livro, criei dois vampiros que viveram nessa época. No capítulo 5, Augusto conta para Diogo um pouco sobre sua história e revela alguns detalhes sobre a cidade. Mas como sempre não consegui usar tudo o que pesquisei no livro, apenas algumas informações. O que é mais abordado no “O Punhal” é a cidade como é hoje, no caso em 2007 quando a estória começa a ser narrada. Cito lugares que eu mesma frequentava quando tinha 17 anos, lugares que ia com meus amigos ou até mesmo a escola que cursei meu ensino médio. Acredito que para os moradores de Leme será muito legal ler um livro que se passa na sua cidade e saber exatamente onde as personagens estão.

            Enfim, acho que é isso  ^^




Espero que tenham gostado. E não se esqueçam de que nessa sexta-feira dia 13 haverá lançamento no Anfiteatro Municipal de Leme, às 19 horas.

Abraço e beijos a todos  =3

Nenhum comentário:

Postar um comentário