16 junho 2015

Semana Violetas ao Vento: poemas

Olá, pessoal.

Hoje é o segundo dia da Semana Violetas ao Vento. Prontos para mais uma curiosidade? Dessa vez falaremos um pouco sobre os poemas. Vamos lá!

Eu (Jéssica de Paula) como autora e graduada em Letras, nunca fui muito chegada em poesia. No entanto, algo em mim queria se aproximar mais desse universo até então muito abstrato.
            Em Violetas ao Vento, eu quis abordar um pouco da poesia; desejava que a minha protagonista gostasse muito dos versos. Com isso em mente, coloquei minha prateleira de livros abaixo em busca das obras de poesia. Devo ter umas 5 ou 6. Quando as achei, folheei, li, mas nada encontrei. Fui até à livraria, porém nada me deu o click necessário.
            Pedi opiniões aos meus amigos do facebook, e eles me indicaram poetas. Florbela Espanca logo foi citada, e eu procurei algumas coisas sobre ela (a próxima postagem será sobre essa incrível poetisa). No momento em que vi em sua bibliografia o nome A mensageira das violetas quase tive um treco. Era esse!
            Como a obra está em domínio público, baixei e li os poemas, que se encaixaram perfeitamente com as vivências e dores da Violeta. Dessa forma, adotei o livro para a minha criação. Falarei mais sobre a ligação entre ambos na outra postagem.

            Além dos poemas de Florbela, que estão presentes no livro, há também trechos de vários outros. Cada capítulo ganhou um poema, que dá uma ideia do que acontecerá no desenrolar do capítulo. Uma das minhas betas chegou a dizer que as poesias eram como uma trilha sonora.

Alguns dos poemas encontrados no livro:

Se perguntas onde fui,
devo dizer: o mar.
Estive sempre ali,
mesmo estando a mudar.”
“Se perguntas onde fui”, Carlos Nejar

Recordo outro ouvir-te,
Não sei se te ouvi
Nessa minha infância
Que me lembra em ti.
“Pobre velha música”, Fernando Pessoa

Um beijo é culpa,
Que se desculpa:
Dá?
A borboleta
Beija a violeta:
Vá!
“Beijo”, João de Deus

Amanhã tem mais. Até  :3

Nenhum comentário:

Postar um comentário